Pular para o conteúdo principal
Culinária

Esse espaço é reservado para a publicação de minhas receitas testadas, modificadas e aprovadas por mim.

Bolo de banana com farinha de coco


    


Ingredientes e modo de fazer:

Misture 450 ml de farinha de coco
1 colher de sopa de canela em pó
150 ml de açúcar denerara ou mascavo
aqueça o forno em 180 graus
reserve

Bata no liquidificador 150 ml de manteiga derretida ou óleo de coco ou os dois misturados
2 ovos de quintal (minha preferencia)
duas bananas da prata partidas ao meio
bata o suficiente para não ficar cheiro de ovo

Despeje esse ingrediente aos poucos dentro dos ingredientes reservados e
mexa por cinco minutos. Esse é o segredo, não bata apenas mexa. apos essa etapa coloque duas colheres de sopa bem cheias de iogurte natural e uma de chá de bicarbonato. Misture bem e coloque em forma untada com manteiga apenas. Para esse bolo deve ser usado uma forma pequena porque ele fica pequeno. Para um bolo maior use:

Misture 600 ml de farinha de coco
1e 1/2 colher de sopa de canela em pó
200 ml de açúcar denerara ou mascavo
200 ml de manteiga derretida ou óleo de coco ou os dois misturados
3 ovos de quintal (minha preferencia)
quatro bananas medias.

Esse bolo não fica fofo. Ele fica molhado e cremoso.
excelente.


Como fazer a farinha do coco e o óleo. Temos as duas opções: fazer ou comprar prontos. Para fazer há muitos tutoriais no you tube ensinando.
Devo pedir desculpas por não ter colocado uma nota fundamental aqui. A farinha de coco que compramos em lojas de produtos naturais não presta para essa receita. Ela esfarela toda porque é muito fina. Eu testei e não pretou, tive que jogar fora. Essa farinha é a ideal



Para fazer essa farinha temos que por a mão na massa. Eu comprei 10 cocos pequenos. Temos que retirar a água e por para tostar alguns segundos no fogo para soltar a casca. Veja no Google maiores informações sobre.


De quebra voce ainda faz o óleo:


 òleo maturando 



òleo sendo armazenado


Coco para ser cozido e fazer a farinha

rendimento: 
10 cocos pequenos 430 ml de óleo e 2 quilos de farimha
muito embora que ai tem mais porem, quando torra diminui o voluma.

OBS: no Google há informações sobre todos os procedimentos.

Panqueca de Grão de Bico



Legumes sacudidos 


Põe uma panela pra esquentar e em seguida põe óleo de coco. Dispõe as rodelas de cenouras. Geralmente uma cenoura orgânica rende umas 6 a 7 rodelas, uma não orgânica rende mais, mas coloco apenas sei a sete, nunca mais que isso. Deixo alguns segundos (15 mais ou menos) e começo a virar uma a uma com a ajuda de um garfo e uma faca. Aguardo mais uns 10 segundo e jogo dentro a berinjela cortada em cubos (eu gosto dos cubos pequeno). Obs: nem sempre ponho berinjela. Pois nem sempre compro os mesmo vegetais. Sempre use colher de pau para mexer. Fiquem atentas para a ordem de dispor os legumes. Depois da berinjela (15 segundo) pode sacudir a panela ou ir mexendo. Põe na sequencia a abobrinha. Eu corto a rodela na espessura  de dois dedos e depois divido a rodela da abobrinha em quatro. Depois de 15 segundos junto pimentão, cada rodela corta-se ao meio, cebola umas rodelas e brócolis coloco do tanto que sei que vou comer. Não desperdiço nada. 

 Mexo com a minha colher de pau ´por uns 15 a 20 segundos ou até que a cebola comece a dourar. Desligo e tempero com gotas do meu vinagre preferido, orgânico de maça e também com fio de azeite de oliva e com as ervas que eu preferir, pode ser apenas chimichurri ou apenas lemon pepper ou nenhum dos dois s sim pimenta calabresa com orégano etc
. Obs: antes de fazer o refogado eu já deixo tudo cortado e separado, porém a berinjela deito em água gelada com uma pitada de açúcar para ela não ficar preta. 



Comentários