Pular para o conteúdo principal

Filmes: Câncer Equipe Oncoguia - www.oncoguia.com.br

Para aqueles que desejam assistir filmes cujo tema seja relacionado ao câncer, o Oncoguia também listou uma serie de sugestões. Confira!

Quer sugerir algum filme? Mande um e-mail para institutooncoguia@oncoguia.org.br
Nome: Uma lição de vida - Wit (EUA) (2001)
Atores: Emma Thompson e Christopher Lloyd
Diretor: Mike Nichols
Sinopse: Vivian Bearing (Emma Thompson) é uma professora de poesia inglesa do século 17. Exigente e precisa, só se deixa abater ao receber o diagnóstico de câncer no ovário, quando concorda em participar de uma experiência, com uma nova droga. Após anos preocupando-se com os versos metafísicos, agora a dor e o sofrimento passam a fazer parte de sua vida.

Nome: Antes de Partir (2007)
Atores: Jack Nicholson, Morgan Freeman, Sean Hayes, Beverly Todd, Rob Morrow, Alfonso Freeman, Rowena King, Annton Berry Jr. e Verda Bridges
Diretor: Rob Reiner
Sinopse: Carter Chambers (Morgan Freeman) é um homem casado, que há 46 anos trabalha como mecânico. Submetido a um tratamento experimental para combater o câncer, se sente mal no trabalho sendo internado em um hospital. Logo passa a ter como companheiro de quarto Edward Cole (Jack Nicholson), rico empresário, dono do hospital. Edward deseja ter um quarto só para si mas, como sempre pregou que em seus hospitais todo quarto precisa ter dois leitos para que seja viável financeiramente, não pode ter seu desejo atendido pois isto afetaria a imagem de seus negócios. Edward também está com câncer e, após ser operado, descobre que tem poucos meses de vida. O mesmo acontece com Carter, que decide escrever a "lista da bota", algo que aprendeu com seu professor de filosofia. A lista consiste de desejos que Carter deseja realizar antes de morrer. Ao tomar conhecimento dela, Edward propõe que a realizem juntos, o que faz com que ambos viagem pelo mundo para aproveitar seus últimos meses de vida.

Nome: Lado a Lado - Stepmom (EUA) (1998)
Atores: Susan Sarandon, Ed Harris e Julia Roberts
Diretor: Chris Columbus
Sinopse: Uma jovem de doze anos (Jena Malone) e um garoto de sete (Liam Aiken), filhos de pais separados, não aceitam a nova namorada de seu pai (Ed Harris), uma bela e renomada fotógrafa (Julia Roberts). O garoto tolera a situação, mas a adolescente não se conforma com a separação e com fato de seu pai e a namorada viverem juntos, pois isto significa que as chances de reconciliação de seus pais se tornam nulas. Por sua vez, a mãe das crianças (Susan Sarandon) alimenta a briga, fazendo o gênero mãe perfeita. A fotógrafa faz de tudo para agradar as crianças, chegando ao ponto de perder o emprego, pois deixa de ser a profissional competente que era. Até que uma notícia inesperada muda a relação entre os familiares.

Nome: Laços de Ternura (1983)
Atores: Shirley MacLaine, D. Winger, Jeff Daniels e Jack Nicholson
Diretor: James L. Brooks
Sinopse: Aurora (Shirley MacLaine), uma viúva, e Emma (Debra Winger), sua filha, apesar de se amarem, tem uma relação conflituosa. Mas, tudo muda quando a filha descobre que está com câncer e, ao mesmo tempo, toma consciência de que foi traída pelo marido (Jeff Daniels). Simultaneamente sua mãe após anos passa a se interessar por Garrett Breedlove (Jack Nicholson), um vizinho paquerador.
Nome: Invasões Bárbaras (2003)
Atores: Rémy Girard e Stéphane Rousseau
Diretor: Denys Arcand
Sinopse: À beira da morte e com dificuldades em aceitar seu passado, Rémy (Rémy Girard) busca encontrar a paz. Para tanto recebe a ajuda de Sébastien (Stéphane Rousseau), seu filho ausente, sua ex-mulher e velhos amigos.
Nome: Um Golpe do Destino
Direção: Handa Haines
Escritor: Robert Caswell
Sinopse: O filme é centrado na vida de um renomado cirurgião, arrogante, egoísta e indiferente aos seus pacientes, chegando a referir-se a eles como números, leito ou pela enfermidade que os acomete. Em sua vida pessoal percebe-se o afastamento entre ele e sua esposa, e também de seu filho, devido aos seus inúmeros compromissos. Tudo começa a mudar depois que o doutor percebe que tosse, começa a se agravar, chegando a cuspir sangue. Quando se submete a exames específicos descobre que estava com câncer. A partir desse momento o médico, antes seguro de si e auto-suficiente, passa a demonstrar fragilidade e angústia diante do quadro. Agora ele não se via mais na condição de médico e sim de paciente, assim, sente o que é enfrentar a burocracia e a indiferença dos médicos, o que é esperar por horas o resultado de um exame, o que significa ser apenas mais um número. Ao passo que vai percebendo o quanto é maltratado como paciente, muda de comportamento, inclusive com seus pacientes. Um golpe do destino mostra a importância de se ver o paciente e não somente a doença que o acomete. Um filme obrigatório a todos os profissionais da área da saúde que, por lidarem com vidas, muitas vezes acham que estão acima dessas e esquecem-se de sua verdadeira obrigação: cuidar das pessoas que lhes pedem ajuda.

Nome: Em Busca de Um Milagre
Diretor: Mark Griffiths
Sinopse: Craig Shergold (Thomas Sangster) é um menino de 8 anos com uma doença fatal. Sua mãe, Marianne (Catherine Oxenberg), atormentada por premonições sobre a morte do filho, receia o pior, quando Craig é mandado para um hospital em Londres, depois que um exame revela que ele precisa de uma cirurgia vital. Após receber quase cem cartões com votos de recuperação, mãe e filho resolvem entrar para o Guiness, o livro dos recordes, apelando às pessoas de todo o mundo para escrever. Quando a cirurgia não dá resultado e Craig precisa de operações intensivas, Marianne se convence de que conseguir o novo recorde dará ao menino a força de vontade necessária para sobreviver. A campanha obtém atenção mundial e chovem cartões. Inspirados pela notável coragem do menino, astros como Tom Cruise, Sean Connery e Richard Gere escrevem. Mas junto com o dilúvio postal vem a tábua da salvação: a carta de um inovador cirurgião americano (Richard Thomas), que desenvolveu uma nova técnica capaz de salvar Craig. Esta é a surpreendente história da inquestionável fé de uma família no poder dos milagres.

Nome: Obrigado Por Fumar
Diretor: Jason Reitman
Sinopse: Obrigado por Fumar pode acarretar problemas colaterais por provocar excesso de risadas! Aaron Eckhart estrela no papel de Nick Naylor, um carismático e sexy porta-voz especialista em manipulação a favor da indústria tabagista, que luta para proteger o direito de fumar da nação, mesmo que isso possa matá-lo, e ao mesmo tempo preocupa-se em ser um exemplo para seu filho de 12 anos. Contudo, quando ele provoca a ira de um senador que faz campanha para apagar os cigarros de vez, os poderes de Nick de filtrar a verdade serão colocados à prova. Como Nick sempre diz: 'Se quiser um trabalho fácil, vá trabalhar para Cruz Vermelha.'

Nome: Doce Novembro
Diretor: Pat O'Connor
Sinopse: Nelson Moss (Keanu Reeves) é um atarefado executivo que só pensa em seu trabalho e parece ter se esquecido o que é ser amado por alguém. Até que conhece Sara Deever (Charlize Theron), que lhe traz de volta o romantismo à sua vida. No entanto, ela o convence de passarem um mês juntos e depois se separarem, pois considera este um tempo suficiente para que possam resolver seus problemas emocionais. Porém, Nelson se apaixona por Sara e busca descobrir o medo que ela tem de um compromisso.

Nome: Um amor Verdadeiro
Diretor: Carl Franklin
Sinopse: Narrado quase todo em flashback, retrata os últimos meses da vida de Kate Gulden (Meryl Streep), que está morrendo de câncer. George Gulden (William Hurt), o marido e escritor frustrado, alegando que não pode cuidar da esposa por ter uma vida profissional intensa, pressiona a filha a largar o emprego de jornalista em Nova York e sua vida particular para cuidar da mãe. Ellen concorda a contragosto, pois além de prejudicar sua carreira se vê num contexto social estranho.

Nome: Um amor para recordar
Diretor: Adam Shankman
Sinopse: Em plenos anos 90, Landon Carter (Shane West) é punido por ter feito uma brincadeira de mal gosto em sua escola. Como punição é encarregado de participar de uma peça teatral em sua escola. Quando conhece Jamie Sullivan (Mandy Moore), uma jovem estudante de uma escola pobre. Com o tempo Landon se apaixona por Jamie que, por razões pessoais, faz de tudo para escapar de seu assédio.
Nome: Tudo por Amor
Diretor: Joel Shumacher
Sinopse: Uma garota pobre e extrovertida consegue emprego como enfermeira de um jovem rapaz rico que sofre de leucemia, sendo que com o tempo os dois se apaixonam. Dirigido por Joel Schumacher (Batman & Robin) e com Julia Roberts, Campbell Scott, Ellen Burstyn e Vincent D'Onofrio no elenco.
Nome: LIPSTICK
(Why I Wore Lipstick to My Mastectomy – 2006)

Gênero: Biografia/Drama/Filme para TV

Sinopse: Um filme espirituoso, engraçado e aclamado pela crítica sobre uma jovem determinada a superar os desafios do câncer de mama com coragem e bom humor. Seu batom (o “lipstick” do título) vermelho brilhante se torna um forte símbolo de seu otimismo. A história gira em torno de Geralyn, uma jornalista recém-casada de 27 anos, que logo após conseguir o emprego de seus sonhos, descobre que está com câncer.
Nome: Uma Prova de Amor (2009)
Diretor:Nick Cassavetes
Roteiro: Jeremy Leven e Nick Cassavetes
Gênero: Drama
Sinopse: Sara (Cameron Diaz) e Brian Fitzgerald (Jason Patric) são informados que Kate (Sofia Vassilieva), sua filha, tem leucemia
e possui poucos anos de vida. O médico sugere aos pais que
tentem um procedimento médico ortodoxo, gerando um filho de proveta que seja um doador compatível com Kate. Disposto a tudo para salvar a filha, eles aceitam a proposta. Assim nasce Anna (Abigail Breslin), que logo ao nascer doa sangue de seu cordão umbilical para a irmã. Ao atingir 11 anos, Anna precisa doar um rim para a irmã. Cansada dos procedimentos médicos aos quais é constantemente submetida, ela decide enfrentar os pais e lutar na justiça por emancipação médica, de forma a que tenha direito a decidir o que fazer com seu corpo. Para defendê-la ela contrata Campbell Alexander (Alec Baldwin), um advogado que cuidará de seus interesses.

Comentários