Sinto , falta de apetite, chatice, muita sede, irritação nos olhos e na pele, falta de sono e desanimo...

Sinto , falta de apetite, chatice, muita sede, irritação nos olhos e na pele, falta de sono e desanimo...


Em 1896, foi publicado na famosa revista Lancet, uma das maiores publicações científicas do mundo ainda na atualidade, o primeiro estudo clínico a respeito da influência dos hormônios ovarianos na doença maligna mamária. O estudo revelou que as mulheres portadoras de câncer de mama clinicamente avançado, devido à existência de metástases, beneficiavam-se da terapêutica hormonal ablativa, ou seja, da ooforectomia (Ooforectomia ou ovariectomia é a remoção cirúrgica de um ou ambos ovários) o estudo observou que a realização da ooforectomia poderia prolongar a sobrevida dessas mulheres de maneira significativa, o que não ocorria com as mulheres que mantinham os seus ovários. Dessa maneira, estabeleceu-se pela primeira vez a relação positiva entre hormônios ovarianos e câncer de mama. 

Desde então toda mulher que tem câncer após cirurgia, quimioterapia e radioterapia faz hormonioterapia. Pode, e muitas vezes acontece, de não ser necessário realizar todos os procedimentos por exemplo.: faze a cirurgia, ou não precisa da quimio, ou fazer a cirurgia e a quimio sem a radio, mas a hormonioterapia é sagrada, essa é necessária. A hormonioterapia, tornou-se um dos pilares do tratamento da doença, principalmente quando os dois receptores hormonais são positivos para estrogênio e progesterona, que foi o meu caso. Temos dois receptores hormonais estrogênio e progesterona e eles param de funcionar na menopausa. O estudo acima revelou que as mulheres portadoras de câncer de mama clinicamente avançados, devido à existência de metástase - que foi também o meu caso, câncer de mama com metástase para 6 linfonodos axilares -  beneficiavam-se com a hormonioterapia ablativa, ou seja, com a remoção dos ovários. Optei por bloquéa-los simulando a menopausa com uma droga chamada zoladex. Eu tinha tudo: metástase e os receptores positivos então, para não retirar os ovários eu escolhi simular a menopausa (Dra. Lívia é claro, me orientou mas disse que não podia fazer na clínica que ela estava empregada porque lá só trabalham com o protocolo e no momento o protocolo não é bom para mim. Parece que vou ter que ir embora para Pernambuco, não nadei tanto pra morrer na praia). Associado ao zoladex tenho que fazer um inibidor de aromatase, que seria o aromazim mas, lí a bula e compreendi que não vou fazer não, porque cai os cabelos, alguns fios apenas, mas meu coração não pede para que eu use essa droga. Existem outras drogas com o mesmo efeito, vou pesquisar a que não caí.temos aí então: o anastrazol, o letrozol e o exemestano, todas inibidoras. Então estou antecipando a menopausa e os sintomas da menopausa são:


fogachos, edução da libido, ressecamento vaginal, sintomas emocionais, depressão e cefaléias.
 
Além do mais todo esse processo acarreta a perda da massa óssea e para prevenir complicações ósseas decorrente da menopausa e de outro possíveis meios eu estou fazendo outra droga chamada: Zometa, um bisfosfonato, é um medicamento amplamente receitado para reduzir ou retardar complicações ósseas, como fratura ou dores em paciente com câncer cuja doença tenha se espalhado para os ossos (metástases ósseas). É injetável. Todo mês no consultório. Tomei terça-feira dia 19 e estou passando por maus pedaços: dor nas juntas, nos ossos, náuseas, falta de apetite, chatice, muita sede, irritação nos olhos e na pele, falta de sono, e de desanimo. Mas fico meditando, tentando entender o porque de tudo e me sinto testada, sinto que estou sendo avaliada e que estou ou sinto-me bem. Gosto de gastar algumas horas pensando nas ocorrências que resolvem a minha vida e aceito-as, compreendo-as. Mas, só aceito-as e compreendo-as porque associo o pensamento a leitura salutar.
 Ele encaixa tudo no seu devido lugar. Deus é maravilhoso.

27 comentários:

  1. oi eu tive cancer de mama,fiz a cirurgia em dezembro,fiz quimio e rádio,agora depois de tudo terminada,sinto uma dor incontrolável,em minhas juntas(braços,pernas,mãos enfim todas),gostaria de saber se alguem pode me ajudar,pois se eu consultar o meu médico ele dirá que é efeito da quimio que está saindo,bjs e obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá anônimo. O seu médico diz que é efeito da quimio? Engraçado o meu médico, diz que não tem nada a ver. Que a quimio não faz isso. Também sinto estas dores terríveis. Meu tratamento é pelo SUS. Eu uso tamoxifeno apenas e nada mais para repor as perdas ósseas. Mas tenho falado com vários pessoas e elas também tem estas dores. Colocamos nas mãos de Deus e aguardemos. Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, aí de nós se não fosse DEUS. É uma miséria chamada remedio X médico. Esses dois sim, é cancer e metastase. Odeio médicos principalmente plasticos. São mercenarios.
    Vc precisa lutar para o medico te tratar com o ZOMETA. Convença ele

    ResponderExcluir
  4. OLá, fis 06 sessoes de quimio , mas devido mudança de onco, esse mes não fiz,pq tive de refazer todos exames novamente e ate aguardar o resultado estou sentindo fortes dores nas juntas e nem consigo andar quase de tanta dor, o q será isso?

    ResponderExcluir
  5. Olá, tive cancer de colon,e ovarios,onde retirei eles ,menos utero,ainda nao terminei as sessoes d quimio,pois houve mudança de onco,e precisei refazer exames,esse mes não fiz quimio,e estou sentindo fortes dores nas juntas , insuportaveis,como trato pelo SUS,minha consulta é somente em janeiro,algume pode me dizer se é normal?

    ResponderExcluir
  6. è normal. As dores no nosso caso são normais mas, nem por isso aceitaveis e devemos nos empenhar em buscar meio que alivie. Graças a Deus encontrei o aveloz e com ele venho evoluido sem dores.

    ResponderExcluir
  7. Eu estou com câncer nos ossos consequência do câncer de mama é metastas ,faço quimioterapia e tomo anatrasol ,sinto muita dores nas juntas ,tenho vontade de dormir o dia inteiro não tenho vontade de sair,não sinto fome,só que para ter um padrão de vida melhor tomo remédio para dor e luto contra todos os sintomas e não deixo a peteca cair,e acredito muito em Deus porque só ele é por nós,estou lutando contra o câncer desde de 2001 já faz 11 anos e ainda tenho muita fé que vou ficar boa!!

    ResponderExcluir
  8. Eu tembém tive nos osso em 2009, como consequencia do cancer de mama, mas tomo avelós, não sinto dores nem tomo remedio algum a não ser duas injeções uma vez por ano: zometa e zoladex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi helena tive cancer de mama 2011, fiz cirurgia6 quimios vou fazer radio,estou tomando taxofem por 5 anos , continuo não sentido cheiro das coisa e sinto muita dores não sei se é nos musculos ou ossos, o medico disse que é das quimios...sera que posso tomar o aveloz? e as dores é normal? vc que já passou por isso.

      Excluir
  9. Não perca tempo garota, tome logo, urgnte o evelós, assim, quem sabe não precise voltar no seu médico. Ele te aguarda para ti matar. Os médico sempre aguardam o retorno da paciente que com certeza voltará com recidiva. Se voce fosse filha, mãe, mulher ou irmã dele com certeza o tratamento seria outro. Eles são vagabundos. Eu perguntei ao que me tratava: doutor voce não teria que prescrever para mim não era o zometa que irá fortalecer a estrutura óssea como uma medida profilática e o zoladex como inibidor do aromatase em vez de tamoxifem? Mas o sacana disse que não, que o médico era ele e que eu iria fazer tamoxifem para não ter mais cancer. Eu disse que não queria tomar aquele veneno. Ele disse: então terá a recidiva. Então amiga, eu não tive escolha e iniciei tomando todos os dias um comprimido de veneno e depois de 2 anos tive recidiva. Joguei fora o tamoxifem, mudei de médico e faço o tratamento que mencionei acima uma vez por ano, agora amiga, o avelós tomo todos os dias.

    Veja como tomar o avelos, abaixo do título onde tem: AVELÒS Aqui
    clique lá
    beijos

    V

    ResponderExcluir
  10. Prof Helena, A minha irmão teve cancer de mama em Dezembro de 2007, Ela fez varias sessoes de Quimio e radioterapia Mais mesmo assim teve que fazer a cirurgia para retirar a mama.Desde então ele vem apresentando meta osséa por todo o corpo hoje ela se encontra de cama sem conseguir andar nem de cadeira de rodas de tanta dores. Voce acha que o Avelós ia ser bom para aliviar as dores de minha irmã e parar com as meta osséa
    adrianareginavalerio@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Helena td bem?
    Achei o avelós perto de casa, gostaria de sabe a quantia correta que tenho que colocar na água, e quantas vezes ao dia deve tomar?
    Aguardo um retorno.
    Obrigada
    Debora

    ResponderExcluir
  12. Veja um video bem curto e pratico sobre como retirar e preparar
    Acesse meu blog,www.cancerhc.com.br
    clique em cima da foto do avelós do lado direito. Vai abrir um página com endereços de doadores
    Pronto.

    ResponderExcluir
  13. Professora Helena :

    Peço desculpa de a incomodar, mas gostaria de uma informação vossa,

    onde poderei comprar o Avelós ?

    Eu vivo em Portugal, seria possivel o envio ?

    Ficaria muito grata por uma resposta vossa.

    Atenciosamente.

    Helena Martins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada
      Não me encomoda. Não consigo enviar para Portugal daqui desse estado porque fica preso na alfandega, porem o Boris consegue
      de Teresópolis no Rio de Janeiro.
      Veja o endereço dele na minha lista de doadores. Acesse meu blog,www.cancerhc.com.br
      clique em cima da foto do avelós do lado direito. Vai abrir um página com endereços de doadores
      Pronto. O de Boris ta logo nos primeiros. Boa Sorte

      Excluir
    2. Helena querida há em Portugal uma senhora que doa avelós. Veja o contato dela:
      AVELÓS EM PORTUGAL
      Tenho planta avelóS. Sou de Portugal . lurdesto@sapo.pt

      Excluir
  14. ILZA MARIA RODRIGUES DE MORAIS10 de novembro de 2012 22:47

    Ola,

    Lendo a respeito do aveloz, encontrei você e resolvi fazer a solicitaçao. Se possível me envie uns 03 vidros de aveloz. Tenho uma irmã que está com câncer de mama, e gostaria que ela fizesse o tratamento com essa planta. Por favor me der retorno. Obrigada pela sua atenção, desejo melhoras pra você. Um abraço.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ilza por esses dias estou sem doar porque meu pezinho coitado, ta pelado de tanta doaçõa, mas tenho uma lista de doadores nesse blog. Clique na foto da planta no lado direito

      Excluir
  15. D.Helena, bom dia,

    Desculpe não ter dito nada ainda, mas faleceu a minha avó na semana passada e os problemas já se arrastavam há varias semanas antes....
    Quanto ao avelós, aqui em Portugal não encontrei, falei com o Sr. Boris, a transferência devia ter sido efectuada há 15 dias mas pelo motivo acima indicado não foi possível ir ao banco, em principio esta semana conseguirei ir lá.
    Aquilo que poderá indicar a essa senhora seria encomendar a si ou ao sr. Boris...
    Nunca mais tive noticias da D.Fátima, já enviei vários mails mas não tive resposta....
    E a sua tese como vai?
    Beijos meus e da minha mãe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a Fátima está abatida. Seus avelós acabou, não conseguiu receber mais, ficou tudo retido na alfandega. Ele foi definhado até findar-de. Foi isso que ocorreu Ricardo. Bjos

      Excluir
    2. Minha tese se arrasta, mas vai. Sinto por vc. Bjos

      Excluir
  16. ola,gostaria q me enviasse seu email para pedir o produto para o DF. grata

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber como fazer pra conseguir um kit avelós? Moro em Parajuru-Beberibe-Ceará.
    jrparapuio@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de receber informações sobre o avelos. .. tenho 28 anos e há 4 luto contra câncer de mama... no momento favo zoladex c inibidor de aromatase... Estou sofrendo bastante com os sintomas da menopausa... pamelly@uol.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi td bem, vc ainda esta doando o avelós ?Como faço pra conseguir, a minha irmã esta com câncer de mama.

    ResponderExcluir

Deixe o seu endereço eletrônico pra que eu possa enviar resposta.