Pular para o conteúdo principal

"A nossa orientação segue com mamografia anual a partir dos 40", diz mastologista 18/11/2009



O presidente do Congresso Brasileiro de Mastologia, José Luiz Pedrini, participou de um chat em zerohora.com tirando dúvidas dos leitores sobre câncer de mama e mamografia.

O médico disse que a experiência americana — que pretende alterar a recomendação de que apenas mulheres com mais de 50 anos façam mamografias de rotina — não quer dizer que possa ser repetida no Brasil.

— Não existe ainda consenso sobre não fazer a mamografia a partir de 40 anos. A nossa orientação segue com mamografia anual a partir dos 40 — recomenda Pedrini.

Para as mulheres com menos de 40 anos, o mastologista orienta que deve ser feito exame médico anual e autoexame todos os meses após a menstruação.

Confira a íntegra do chat:

Rosely, Ceará — Tirei um nódulo benigno da mama esquerda em fevereiro deste ano, quando eu ainda tinha 32 anos. Sete meses depois fui ao médico e foi diagnosticado com ultrassom um novo nódulo. Isso acontece devido a quê? Por que essa reincidência? Não tenho casos de câncer de mama na família.

José Luiz Pedrini — Oi Rosely, o nódulo benigno não reincide. Provavelmente este novo nódulo já existia e por algum motivo não foi visto. Caso ele tenha aspecto duvidoso, deve ser removido.

Marisa Gomes, Ivoti — Ano passado, aos 38 anos foram detectados e extraídos via cirurgia 2 nódulos benignos (1 cm cada)numa das mamas. Pergunto, devo fazer os exames anualmente ou em que periodicidade?

José Luiz Pedrini — Marisa, nódulo benigno não volta e nem precisa ser controlado após a remoção. Você deve fazer o exame médico anual como rotina. A mamografia, quando indicada, a partir dos 40 anos.

Michele, Barbacena — Tenho 40 anos e faço mamografia todo ano. Devo mudar minha rotina?

José Luiz Pedrini — Michele, a experiência americana não quer dizer que possa ser repetida no Brasil. Não existe ainda consenso sobre não fazer a mamografia a partir de 40 anos. A nossa orientação segue com mamografia anual a partir dos 40.

Marcia Prado, Porto Alegre — Eu tenho 37 anos e há 2 anos tirei um nódulo e microcalcificações de ambas as mamas. Foi diagnosticado um pré-câncer, desde então foi me pedido que fizesse exames de rotina de 6 em 6 meses, inclusive mamografias, a minha pergunta é: há algum tipo de risco por eu fazer duas mamografias por ano?

José Luiz Pedrini — Marcia, o ideal para situações de risco é uma mamografia anual. Mamografias com intervalo menores que um ano não se mostraram mais seguras, ainda mais que você é jovem e terá muitas mamografias ainda.

Thaise — Olá Dr., tenho uma tia com 58 anos que está com câncer e foi detectado câncer maligno no seio. Ela corre muitos riscos? Ela se cuida bastante, faz caminhadas e tem boa alimentação. Isso é bom pra ela, né?

José Luiz Pedrini — Cuidar da saúde e ter uma vida de relação boa é importante para todos nós. Para quem tem um câncer é ainda mais importante. Riscos todos temos. Quem já tem a doença tem mais ainda, mas não dá para se entregar. É pior.

Patricia — Antes da idade recomendada para mamografia, que outros exames podemos fazer para detectar problemas na mama?

José Luiz Pedrini — Exame médico anual e auto exame todos os meses após a menstruação.

André — Homens também podem sofrer com o câncer de mama?

José Luiz Pedrini — Podem, mas é muito raro e extremamente fácil de diagnosticar, pois a mama é pequena e qualquer nódulo aparece facilmente. É só não esconder.

Jaciane — Fiz uma ecografia de mama e apareceu um nódulo de um centímetro e vários cistos. Devo retirá-los ou não precisa? Há a possibilidade de sumirem?

José Luiz Pedrini — Jaciane, cistos mamários são encontrados em todas as mulheres, variando de tamanho e número. É sempre normal. Quanto ao nódulo é necessário saber suas características. Provavelmente seja benigno.

Bete — Oi Dr., gostaria de saber, quando se sente dor no seio, é sinal de algum perigo?

José Luiz Pedrini — Os tumores de mama não doem, a não ser que eles sejam muito volumosos. Portanto dor nas mamas não é sinal de tumor maligno.

Andreia — Qual é a idade para começar a fazer o exame?

José Luiz Pedrini — Andreia , a mamografia em mulheres sem sintomas deve ser realizada a partir de 40 anos.

Maria — Tem alguma forma de evitar o câncer de mama, especificamente?

José Luiz Pedrini — Maria, até hoje não existe uma fórmula segura de evitar o câncer da mama, a mastectomia bilateral (retirada das 2 mamas) é um procedimento agressivo e que diminui em até 90 % a chance do câncer de mama. Só realizado em situações essencialíssimas.

Narli — No dia 01 de setembro de 2008 descobri um nódulo no seio que era maligno, fiz a cirurgia tive que tirar todo o seio. Fiz quimio, radio, agora no exame de sangue e deu uma alteração ca 15-3 o normal consta 25 e o resultado foi 28 o que isto significa?

José Luiz Pedrini — O exame ca 15-3 é muito inespecífico e pouco valorizado. Pequenos aumentos como neste caso, levam somente a repeti-lo dentro de algum tempo. Não se preocupe.

Gisele — Boa tarde, dr. Já fiz duas ecografias mamárias e axilar, e nas duas minha doutora disse que os nódulos eram normais, como se fossem ínguas. Existe o perigo de evoluir para um câncer?

José Luiz Pedrini — Gisele, jamais o que é benigno se transforma. Estes nódulos ou linfonodos são normais

Silvia — Quem já tem histórico de câncer de mama na família, tem que tomar alguma precaução?

José Luiz Pedrini — Silvia, sim, este é considerado um fator de risco importante. Deve iniciar mamografia anual a partir de 10 anos antes do primeiro caso familiar.

Leci — Tive um nódulo maligno na mama direita, retirado, e sem extensão no linfonodo sentinela. Foi-me recomendado 6 aplicações de quimio. Fiz 2. Depois farei rádio. Não quero que volte o que posso fazer para prevenir. A ortomolecular ajudará?

José Luiz Pedrini — Leci, não há evidências que a ortomolecular ajude no tratamento do câncer da mama. Segue com as quimios e a radioterapia, e, se o tumor for positivo para estrtogenos, deve usar medicação preventiva.

Dalva, Alvorada — Eu não tenho notícias de saúde de minha família, pois sou adotiva. Devo continuar fazendo exame de mama todos os anos, já que tenho 05 incidências?

José Luiz Pedrini — Dalva, todos têm que fazer os exames, mesmo desconhecendo seus antecedentes familiares. Exame anual.

José Luiz Pedrini: Ao pessoal do chat, todos devemos nos preocupar com a saúde, mas mais importante é valorizar a vida e desfrutar dela da melhor forma possível. Evitar o estresse e sorrir mais. Estar preparado para a vida e saúde. Se acontecer uma doença, enfrentar! Um abraço.

Fonte: Zero Hora

Comentários

  1. LUIZABASTOS.OLIVER@HOTMAIL.COM
    QUERO AGRADECER A EQUIPE DO PEDRINI QUE FEZ MINHA CIRURGIA GRAÇAS A ELES, ESTOU FAZENDO MINHAS QUIMIOS,OBRIGADA POR ACREDITAREM EM MIM,POIS FIQUEI 2 ANOS COM MEUS EXAMES COM NÓDULO E OS GINECOS DAQUI DE CAMPO BOM DIZIAM QUE NÃO ERA NADA,DO NADA AGORA MEU TRATAMENTO É SÓ PRA NÃO AUMENTAR A DOENÇA,MAS TENHO FÉ QUE TD VAI DAR CERTO.A LUTA É DIARIA E SORRINDO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe o seu endereço eletrônico pra que eu possa enviar resposta.