Pular para o conteúdo principal

NOBEL de medicina e o CÂNCER




O premio Nobel de medicina foi para pesquisadores nos EUA. Jornal Nacional do dia 5 mostrou uma reportagem sobre cancer:
 
Três pesquisadores dos Estados Unidos foram os ganhadores do Prêmio Nobel de Medicina. O trabalho dos cientistas Elizabeth Blackburn, Carol Greider e Jack Szostak começou a ser feito há 25 anos.

Nesta segunda-feira, na Universidade John Hopkins, no estado americano de Maryland, Carol Greider explicou que a curiosidade inicial era sobre o funcionamento das células.

Mas o que ela descobriu foi uma enzima, a telomerase, que tem um papel central na multiplicação das células. A pesquisa ajudou a medicina a compreender como o câncer ataca o organismo e também como se dá o processo de envelhecimento.

No ciclo normal da vida, a célula se divide, para se multiplicar. As informações genéticas de cada célula ficam armazenadas nos cromossomos. O telômero, formado pela enzima telomerase, funciona como uma capa protetora nas extremidades do cromossomo, que consegue se multiplicar, mantendo as extremidades intactas. É como aquela capinha de plástico na ponta de um cadarço do sapato, sem o telômero, o cromossomo vai se danificando e diminuindo cada vez que a célula se divide.

A enzima protege as células, Mas, no caso do câncer, contribui para que as células ruins se multipliquem sem parar. A medicina tenta agora desenvolver novos tratamentos que inibam a produção de telomerase em células cancerosas.

Comentários

  1. Oi Helena, tb adorei essa pesquisa.
    Excelente essa descoberta e muito boa a escolha para o Nobel, é uma enorme possibilidade de cura, uma grande esperança para todos que precisam ou ainda vão precisar.

    Coloquei uma postagem sobre o Outubro Rosa que vi aqui e um link para seu blog para quem se interessar pelo tema!

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Sabrina obrigada pela força. Tomara que essa descoberta me favoreça. Tomara que dê tempo mas, se ñ for possivel, fico feliz por saber outras mulheres serão beneficiadas.bjo

    ResponderExcluir
  3. Olá D. Helena!
    Espero que esteja tudo bem consigo, desculpe não ter dito nada, mas ando sempre a correr...e o tempo que sobra é pouco.
    Consegui o avelós atraves do sr. Boris, mas também foi complicado devido à freve dos correios ai no Brasil e demorou muito tempo a chegar, quase 2 meses a esperar...chegou apenas esta semana.
    O sr. Boris enviou segundo me parece latex puro, disse para diluir metade do frasco em 2,5 litros de agua, mas a proporção 70% de agua e 30% de avelós nao é assim, seria menos....o que acha disto?
    E a sua tese como vai? Eu já iniciei o meu doutoramento em outubro, mais uma aventura, vamos ver como corre.

    Beijos meus e da minha familia

    Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Ricardo
      pode seguir a quantia que o Boris escreveu
      cada um que prepara sabe o quanto colocou
      sim, minha tese estou a reescrevê-la
      parabéns pelo doutorado
      tb sonho em chegar aí

      Excluir
  4. Helena por gentileza, me informe o valor para depositar/transferir para sua conta Bradesco. Agencia 586 - conta 28090-9 . Meu endereço é Rua Mamanguape, 48 - ap. 2002 - Boa Viagem - Recife - PE. CEP: 51020-250.
    Aguardo contato.

    Roberto Farias de Azevedo
    Coordenador do Núcleo de Operações da DASF

    DASF
    (81)32293509
    robertof@chesf.gov.br

    ResponderExcluir
  5. Prezado
    eu não disponho de muito tempo então, a própria pessoa que liga pro correio e solicita esse calculo é
    no meu blog tem tudo muito bem explicado, todo o procedimento com foto e com tutoriaal. Pode fazer o deposito que preparo o avelos e despacho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof. Helena

      Muito obrigado pela sua atenção. Eu conseguir, aqui no interior do Estado, o Sr. Francisco, também, faz doação e me mandou. Continue ajudando as pessoas e que Deus te abençoe, rica e abundantemente.


      Roberto Farias de Azevedo

      Excluir
    2. Por favor me diga direitinho onde conseguiu: local, endereço, telefone, valor para que eu possa continuar ajudando

      Grata

      Excluir
  6. Prof. Helena
    Segue o email do Francisco: jfvieira28@bol.com.br
    Solicitei por email e ele se deu ao trabalho de me ligar, informando que estaria enviando de graça (sem despesas dos Correios) porque havia uma VAN, veículo da Prefeitura que vem duas vezes ao Recife e, então, ele mandaria pelo motorista.
    É uma cara muito bom de coração, não o conheço, mas sei que é gente de primeira qualidade.


    Roberto Farias de Azevedo
    Coordenador do Núcleo de Operações da DASF

    DASF

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe o seu endereço eletrônico pra que eu possa enviar resposta.