Helena como você descobriu que estava com cancer?

-->
È a pergunta mais freqüente, alunos, vizinhos, amigos, parentes enfim, todos perguntam.
O normal de um médico com ética e responsabilidade é realizar o acompanhamento do seu paciente oncológico, mas, aqui em Feira de Santana a coisa anda no sentido inverso. A irresponsabilidade é tamanha e por isso mesmo vou embora pra minha terra Pernambuco porque, no quesito medicina Pernambuco é considerado o segundo pólo médico do Brasil .

O médico deve prescrever exames corriqueiros para quem já teve câncer, são com esses exames que rastreiam precocemente a recidiva do câncer e pode ampliar a vida do indivíduo tratando. Detectado a tempo, a chance de viver melhor é bem maior. 

Em março tirei férias do meu trabalho e ouvia uma voz interior me dizendo pra fazer uma cintilografia óssea. Fui ter com médico que me trato e disse que deseja fazer uma cintilografia, ele disse que não tinha indicação e que por isso não solicitaria o tal exame. A indicação são dores fortes e persistentes. Porém,  processo do câncer, que é uma doença silenciosa, quando vem apresentar dores geralmente já esta bem comprometido e as vezes não é mais possível tratar. O correto é acompanhar todos os pacientes. Ele disse que solicitar exames é muito dispendioso pra os planos de saúde e muito trabalhoso para os médico, pois são muitas mulheres com CA.

Minha mãe também teve câncer e a médica com a qual ela se trata no Recife, Dra. Carla Limeira, faz o acompanhamento direitinho. Meu pai disse: "você deveria vir fazer esse tratamento aqui no Recife, esses médicos daí da Bahia não sabem de nada não. Oxi! até eu entendo que tem que fazer exames de acompanhamento."  

Eu então menti pra o doutor, disse que há meses que dói a lombar. Ele doido pra lucrar por mais uma quimio e outras coisas até a minha morte, requisitou. Eu disse: cuidado, vá rezando porque se eu morrer você morre porque venho te buscar, igual ao filme Gost. Assite GOST coisa ruim. Olhei bem nos olhos dele e disse firme: eu quero uma cintilografia agora. Ele, pra evitar confusões comigo pois, fingimos que nos damos bem, prescreveu e quando chegou o resultado dizia ter um edema, um nódulo entre as vértebras T1 e T7 na coluna cervical. Ele então solicitou uma ressonância magnética mas, eu queria o pet scan, ele disse que não tinha indicação para pet scan. Fiz a ressonância e o resultado não levei pra ele não, pois meus familiares decidiram que eu viajaria pra fazer consulta no Recife  com a médica de mamãe e ela disse que a indicação era sim, pro pet scan e solicitou. Eu realizei o exame que disse que pelo meu histórico era metástase óssea. Então ela me encaminhou pra radioterapia por enquanto. 

Dia 17 de agosto vou fazer a consulta com o radio terapeuta Dr. Richard Uwi no Hospital São Rafael. Ele deve solicitar as sessões de rádio que farei em Salvador pois a máquina daqui, a única fica numa Clinica que não posso citar o nome, uma clínica horrível e a maquina é velha, não faz o efeito desejado e eu já denunciei no Ministério Público. Mas aqui o MP não presta não. Reg, lavagem, micareta e fests aqui são bons. Não sei, todos dizem, nunca fui.  Resumindo:  maquina velha, médicos incompetentes sem irresponsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu endereço eletronico pra que eu possa me comunicar. Grata pelo comentário.