Desumanidade com uma paciente de câncer em Feira de Santana, Bahia

Informação é o que falta as pacientes de câncer e desespero é o que sobra. Inicio neste espaço algumas considerações acerca desse problema e também sobre a desinformação sobre o câncer de mama em Feira de Santana. Vejamos o último episódio sobre exploração desumana de um médico para com uma paciente nessa cidade. O conteúdo dessa matéria seria a desinformação quanto os direitos de quem se trata de câncer, mas, prometo tratar disso no próximo texto.

Ontem estava na clínica para realizar oncológica e ouvi o desespero de uma senhora que estava sentada a meu lado. Ela contou que procurou um determinado médico depois que sentiu um caroço no seu seio. O médico apalpou o caroço e disse: a senhora esta com um tumor maligno e em estágio avançado. Terá que se submeter à mamotomia. Esse exame o SUS não cobre, plano nenhum cobre, custa 1.500,00 reais, só é realizado aqui nessa clínica e comigo.

Mamotomia ou biópsia percutânea é um método mais atual que substitui a punção. O médico detectou que era maligno sem fazer exame laboratorial. A mulher foi tomada por um choque, à pressão subiu e ela passou mal. “Talvez morrer naquele momento fosse a minha salvação”, ela disse. Mas graças a Deus ela não morreu e procurou outro médico e contou o que o seu colega fez. O importante é que nessa outra clínica foi realizado o exame de “Punção aspirativa”. Com agulha fina o médico introduz na mama, que vai dentro do tumor, buscar seu líquido pra detectar se é ou não maligno e daí ver o próximo passo. Por esse exame ela não pagou absolutamente nada.


Esse é o procedimento correto e não, ser desumano ao ponto de sem nenhum exame dizer que a mulher esta com câncer maligno e o que é pior, se aproveitar da situação dizendo que o exame custa mil e quinhentos reais. È uma pena que o nome da clínica e do médico eu não possam ser mencionados por uma questão de ética. 


Não devemos acreditar no que os médicos dizem e sim investigar, procurar ouvir outros médicos, procurar na internet, em sites confiáveis como o www.oncoguia.com.br  - www.abrale.com.br e ouvir pessoas que já passaram pelo mesmo processo. Desconfie do profissional da área de saúde. O câncer é uma doença cara e eles se aproveitam da situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu endereço eletrônico pra que eu possa enviar resposta.